Utilize materiais e meios adequados, de acordo com os pilares da aprendizagem da leitura e achados da ciência da leitura para desenvolver a fluência das crianças!
Você tem se deparado com a seguinte cena: crianças que já aprenderam a ler, mas que não conseguem ler com fluência? Elas se esforçam para ler, cada palavra uma luta, cada frase um desafio.
Você sente a tensão delas, o desconforto crescente e o desânimo com a prática da leitura?
E você, assistindo a isso, não sabe ao certo o que fazer.
‘Por que não consigo ajudá-las? Será que existe uma metodologia para desenvolver a fluência em leitura’, você se pergunta.
Você vê o interesse das crianças pelos livros diminuindo e a hora da leitura vira um desastre.
Você sabe que essa luta para desenvolver a fluência em leitura não é só delas, é sua também.
Você se preocupa com isso: ‘E se eu não encontrar uma solução para que as crianças leiam com fluência e que compreendam o que estão lendo?’
A ideia de que suas crianças, seus alunos, podem ficar para trás, não conseguindo ler bem e desfrutar do mundo maravilhoso dos livros é algo que te deixa inquieta.
Você sabe que eles merecem mais, que tem potencial, mas como facilitar esse caminho para elas?
Você imagina o futuro delas se continuarem lendo lentamente, com pausas, soletrando ou silabando: inevitavelmente as crianças terão dificuldades na escola, não serão capazes de ler bem nem compreender o que leem e não conseguirão aprender tudo o que a escola pode oferece, assim como não encontrarão prazer em ler.
E o que mais te dói é ver o brilho nos olhos delas se apagando, a confiança se desfazendo.
Elas começam a acreditar que não são capazes, que a leitura é um monstro que não podem vencer.
E isso te afeta profundamente, porque você sabe que elas podem mais, merecem mais.
Você quer ser a pessoa que as guia para fora dessa escuridão, que reacende a chama do aprendizado e da curiosidade.
Mas como?
Infelizmente, preciso te apresentar uma verdade dura: o problema está enraizado na abordagem de ensino defasada que temos no Brasil.
Os resultados do PIRLS 2021 são claros – com uma pontuação média de 419 em compreensão leitora, o Brasil está significativamente atrás de 58 dos 65 países participantes. Estamos no mesmo patamar de Kosovo e Irã, apenas um pouco acima da Jordânia, do Egito e da África do Sul.
Isso reflete uma realidade inquietante: nossas crianças não compreendem o que leem seja porque não conseguem ler com fluência (afinal, a fluência leitora é a ponte para a compreensão), ou, pior, nem sequer conseguem ler as palavras.
Este cenário preocupante do desempenho do Brasil em leitura nos coloca diante de uma verdade inegável:
Os métodos de alfabetização e a abordagem de ensino que acredita que a criança aprende a ler, lendo e que aprende a ler com fluência apenas sendo exposta aos livros e com as professoras “tomando a leitura” não estão atendendo às necessidades das nossas crianças.
Eles estão ficando para trás em um mundo onde a leitura é fundamental para o sucesso.
Mas, e se houvesse uma maneira de mudar isso?
Uma solução que pudesse transformar essa realidade desanimadora em uma história de sucesso e realização?
É aqui que ‘Formando leitores: sua coleção essencial de livros decodificáveis para desenvolver a fluência leitora’ entra.
Este produto não é apenas um conjunto de livros; é uma revolução na maneira como ensinamos as crianças a ler com fluência e é uma coleção indicada para crianças que já sabem ler mas que leem mal, leem silabando, soletrando, com lentidão, sem compreensão e que, muitas vezes, até dizem que não gostam de ler.
Com base na ciência da leitura e uma abordagem de ensino que funciona porque ensina o que a criança precisa para ler com fluência através de materiais e meios adequados, este programa é a resposta para os desafios enfrentados pelas crianças que não leem com fluência, professoras e pais em todo o Brasil.
Em meio a um cenário onde a fluência em leitura e o ato de ler bem se tornou um desafio para muitas crianças, esta coleção surge como uma luz no fim do túnel. Esta coleção não é apenas um conjunto de livros; é um caminho para a segurança, confiança e sucesso. Afinal, quando se lê bem, a criança deseja ler cada vez mais e lê cada vez melhor, este é um princípio importante da ciência cognitiva da leitura.
Garanta o seu exemplar da coleção hoje e ganhe, sem custo adicional, o Livro Digital Ciência da Leitura.
Esta é uma oferta limitada e sairá do ar em breve, mas se você ainda estiver vendo esta informação, aproveite, pois a promoção está válida.
Formação teórica sobre a base do uso e importância dos livros decodificáveis para a formação de bons leitores e como justificar a prática da leitura dos livros decodificáveis.
Aulão da fluência leitora + Guia com 10 práticas adicionais para desenvolver a fluência leitora.