Esta é uma crença arraigada inclusive em nossa sociedade: professor é mal remunerado!
Óbvio que ela tem respaldo na realidade. Mas existe um grupo silencioso de professores que está mudando esse cenário.
Tudo é possível de acordo com a energia, dedicação e disposição para fazer acontecer.
Temos casos de alunas que ganham mais por hora-aula do que médicos e dentistas ganham por consulta, isto é, cobram acima de R$100,00 por Aula.
Você acha que uma criança precisa mais de um tratamento dentário ou de um auxílio na alfabetização?
Haja vista que, em algumas cidades do brasil, 50% das crianças não estão sabendo ler, mesmo matriculadas no ensino fundamental, arrisco a dizer que existem muito mais crianças precisando efetivamente aprender a ler do que com problemas de saúde bucal.
Logo, é um campo fértil em oportunidades para quem tem disposição, sabe fazer acontecer e cito mais: um campo estéril porque está escasso de bons profissionais de verdade!
Algumas professoras acreditam que somente sendo professora de escola pública conseguirão ter estabilidade financeira.
Existe um ditado que diz que só conseguimos alcançar a visão das montanhas que subimos.
Algumas professoras já estão subindo montanhas mais altas e percebendo que existe um mundo de oportunidades para fazer a diferença na vida dos alunos e serem bem remuneradas pelos seus trabalhos.
Já citei acima que você tem uma chance de ouro na mão: dispor de horários na sua agenda e atender crianças que precisam de auxílio na alfabetização!
O que você faz no sábado de manhã, por exemplo?
Mesmo lecionando em escola, quem sabe você não poderia abrir 2-3 horários aos sábados e ter um novo campo de atuação profissional?
Tenho alunas que pediram exoneração de cargos públicos e hoje, se dedicam 100%, a espaços de atendimento que eu tenho certeza que se tornarão referências para a alfabetização de qualquer criança,
Muito em breve!
O que você acha que os pais dos seus alunos mais querem: resultado na vida deles ou saber que a professora que dá aula pra eles é formada em tal faculdade, tem os títulos “xyz”?
Tudo bem, eu sei: você acha que quanto mais se qualificar, mais resultado vai gerar. Isso pode até ser um diferencial, mas está longe de ser o essencial.
No entanto, pense um pouco: quanto você acredita que a faculdade realmente te preparou para alfabetizar?
Eu tenho alunas que até pós-graduação fizeram, mas continuaram com a mesma insegurança e falta de recursos para gerar resultados eficientes nos seus alunos.
Elas falam abertamente: nem a faculdade e nem a pós-graduação me deram ferramentas efetivas para alfabetizar.
O que você precisa é da formação adequada, prática, que comprovadamente já tenha gerado resultados, não apenas de um título acadêmico (embora este seja um diferencial para o seu desenvolvimento de carreira dentro da rede).
É lógico que é muito importante ter o apoio da família, mas o papel central da escola é que, quando a família não dá conta, ela abre esse caminho.
É o papel da escola e da professora alfabetizadora ensinar esse caminho para as crianças.
Os alunos vão gostar de ler a partir do momento em que aprenderem a ler, pois quando a gente aprende, a gente passa a praticar, logo passa a gostar e passa a dedicar mais tempo à leitura.
Consequentemente, passa a gostar cada vez mais e le cada vez melhor; um verdadeiro círculo vicioso que garante a formação de um bom leitor que nunca mais vai abandonar os livros!
Logo, o que você precisa é de um método eficaz com capacidade de ensinar seu aluno a ler.
Muitas professoras acham que sinônimo de sucesso é ocupar um cargo de coordenação ou de gestão na rede.
Será mesmo?
O primeiro passo para você ter sucesso é o que tem agora em mãos: que é concentrar-se em ser a melhor para seus alunos, depois a melhor na sua escola, depois da rede de ensino, da região e por aí vai.
Caso você dê aulas particulares, ser a melhor do seu bairro, depois da sua cidade…
E como se tornar a melhor? Simplesmente gerando resultados aos seus alunos, independentemente da dificuldade que eles enfrentam.
E para isso, é preciso de uma metodologia eficaz!
E eu estou nessa com você, diretamente, pois a minha meta é que minhas alunas sejam as melhores professoras, que sejam efetivamente alfabetizadoras de sucesso!
A bncc coloca as habilidades que a criança precisa desenvolver e sabemos que não indica métodos, mas aponta alguns caminhos.
No caso da alfabetização, por exemplo, posso citar que tem um campo chamado ‘fono-ortografia’ que afirma que as crianças precisam desenvolver a relação letra-som para aprender a ler pela rota fonológica de leitura.
Sendo assim, tudo que você fizer na sua prática que desenvolva essa habilidade, você estará coerente com as orientações da bncc.
Percebe que, quando você domina a alfabetização e tudo que a envolve, é completamente possível justificar todas as suas atividades e ensinamentos de acordo com qualquer material ou orientação educacional?
Pois o segredo é ser muito bem formada para defender a sua atuação profissional!
Vamos voltar às premissas básicas: você, professora, é a autoridade dentro de sala de aula!
Sendo capaz de mostrar resultados, você passa a ser referência inclusive de consulta entre seus colegas.
A abordagem que trabalhamos, do ensino explícito, atua justamente nisso.
A partir do momento que você investir em assumir as rédeas do ensino de forma explícita, você passa a ter resultados mais rápidos, ainda que comparados a outras colegas e escolas.
Com isso, a coordenação da escola passa a respeitar os seus resultados e a sua forma de ensinar, pois no final das contas, estão todos buscando efetividade no ensino.
Além disso, você pode associar perfeitamente o que o material didático diz pra fazer com o ensino explícito.
É uma abordagem, você vai passar a ver o ensino com outros olhos e vai ganhar mais ferramentas para adaptar essa abordagem à sua realidade.
Eu diria que a abordagem de ensino explícito na alfabetização e a adoção de uma metodologia que está de acordo com os pilares da aprendizagem é a única chance de todas as crianças aprenderem.
Isso porque as habilidades que são desenvolvidas nesse contexto foram indicadas por milhares de evidências na educação e mostram o que todas as crianças precisam aprender e quando ensinadas são capazes de equiparar as crianças de diferentes condições sociais, econômicas e até de qi; garantindo um verdadeiro ensino inclusivo.
É exatamente de formação que você precisa, pois em uma sala de aula numerosa, se você levar em conta só os níveis de aprendizado, você precisaria pensar em diversas estratégias para ensinar eles a lerem corretamente.
Na verdade, quando você entende o que faz parte de fato da alfabetização, você consegue identificar claramente as que sabem das que não sabem e separar o ensino de uma forma mais simples e eficaz para todas.
No final das contas, você vai separá-las e justamente trabalhar de forma igual com as que não sabem, pois todas as crianças precisam aprender as mesmas coisas pra ler e dentro da formação a gente trata exatamente disso.
O que as crianças com transtornos de aprendizagem, como a dislexia, ou do desenvolvimento, como TDAH, TEA ou com T21 precisam para aprender a ler?
Uma alfabetização baseada em evidências científicas em um contexto de ensino explícito, sistemático e bem instruído e o método de alfabetização que garante isso é o método fônico.
Você precisa garantir a adoção de estratégias seguras e altamente eficazes que são apontadas dentro da formação.
Dessa forma, não há criança que não aprenda.
Aula 1 – Apresentação da estrutura do curso
Aula 2 – Uma mensagem sobre paciência e constância
Aula 3 – Os pilares da boa alfabetização: Como formar bons leitores?
Aula 4 – Palavras-chave do curso (entre letras, fonemas e grafemas)
Aula 5 – do nascimento aos 4 anos
Aula 6 – Desenvolvimento das habilidades motoras
Aula 7 – Desenvolvimentos das habilidades motoras e sensoriais para escrita e leitura: tato e visão
Aula 8 – Desenvolvimento das habilidades sensoriais: audição e memória
Aula 9 – Desenvolvimento das habilidades sensoriais: audição e memória – leitura em voz alta
Aula 10 – Consciência fonológica
Aula EXTRA – Cronograma 60d: O programa de atividades para desenvolver as habilidades da pré-alfabetização.
Aula 11 – Consciência de rimas e aliterações
Aula 12 – Consciência de frases e palavras
Aula 13 – Consciência de sílabas
Aula 14a – Consciência fonêmica: sons das letras
Aula 14b – Consciência fonêmica – todos os sons
Aula 14c – Consciência fonêmica: dramatizações dos sons das letras
Aula 14d – Bocas de Letrinhas
Aula 14e – Parede dos sons das letras
Aula 15a – Consciência fonêmica – habilidades da consciência fonêmica
Aula 15b – Consciência fonêmica: análise e síntese de fonemas
Aula 16 – Avaliando a consciência fonológica
Aula 17 – O conhecimento do princípio alfabético
Aula 18 – Desenvolvendo o princípio alfabético
Aula 19 – Junção de letras
Aula 20 – Junção de letras – encontros vocálicos, tritongos
Aula 21 – Junção de letras – Sílabas
Aula 22 – Sílabas como desenvolver – Etapa 1
Aula 22 – Sílabas como desenvolver – Etapa 3
Aula 22 – Sílabas como desenvolver – Etapa 4
Aula 23 – Primeiras palavras
Aula 24 – Sons irregulares das letras S, X, R, L,
Aula 25 – Primeiras frases
Aula 26 – Fluência
Aula 27 – Vocabulário
Aula 28 – Produção de escrita
Aula 29 – Compreensão leitora
Aula 30 – Materiais de alfabetização
Para qualquer pessoa que queira ensinar uma criança a ler e escrever.
Professoras terão uma vantagem profissional. Mães homeschoolers terão em mãos um material de primeiro mundo com a melhor qualidade por um preço acessível e o principal.
Mas, as duas terão o principal: a felicidade de ver uma criança lendo as primeiras palavras.
Você vai receber o passo a passo para ensinar qualquer criança a ler e escrever com a Metodologia ESSI, baseada no método fônico.
Cada aula da Formação, é teórica e prática, com um passo definido a ser dado para avançar na alfabetização.
1 ano de acesso é o comum. 3 anos de acesso é o prêmio para as 100 primeiras alunas.
Você terá direito a duas garantias:
Incondicional de 30 dias para caso queira pedir o seu dinheiro de volta logo após a matrícula, se não gostar.
Condicional de 3 meses para caso você assista todas as aulas, aplique o método e não tenha resultados com seus alunos. Nesse caso, você pede seu dinheiro de volta e eu devolverei tudo com um acréscimo de R$200!
Eu devolverei todo seu dinheiro investido + R$ 200 do meu bolso, se você assistir todas as aulas, aplicar o método corretamente e não ter resultados em até 3 meses.
Você vai receber tudo em um só lugar, sem precisar investir nenhum centavo a mais por fora.
Sim. Um certificado legítimo com carga horária total de 120 horas para agregar ao seu currículo profissional e subir a sua pontuação para atuar nas melhores escolas, atrair alunos particulares, dar palestras e liderar projetos de alfabetização.
Mariane de Assis dias® 2023. Todos os direitos reservados.